A crônica esportiva do Brasil está de luto. Morreu na tarde deste domingo,17, em Brasília, Kleiber Beltrão, que foi presidente da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (ABRACE) entre 2016/2021. Vítima de uma trombose, Beltrão estava internado fazia alguns dias e faleceu na tarde deste domingo.
Nascido em Pernambuco, Pedro Kleiber de Bezerril Beltrão tinha 77 anos e foi narrador esportivo em emissoras de rádio e televisão desde os anos 1960, atuando em Recife-PE e Brasília-DF, onde também esteve no setor público como economista e foi professor universitário.
Presidente da ABCD, ABRACE e vice-presidente da AIPS América
Nas atividades de cronista esportivo Kleiber Beltrão exercia liderança e foi presidente da Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos (ABCD) e depois assumiu a ABRACE em 2016. Atualmente era vice-presidente da AIPS AMÉRICA, entidade que congrega outras associações de cronistas esportivos dos países das Américas.
ABRACE decreta luto oficial pelo falecimento de Kleiber Beltrão
A diretoria executiva da ABRACE decretou luto oficial por três dias, enaltecendo as atividades de Kleiber Beltrão, presidente da associação entre os anos de 2016/2021.
“O Kleiber Beltrão teve uma importância significativa nos quase cinco anos que esteve à frente da ABRACE, buscando a interação entre as associações filiadas. Sem dúvida foi uma perda para a imprensa esportiva mundial, já que bem representava o Brasil em entidades internacionais”, comentou o atual presidente da ABRACE, Artur Eugênio Mathias, abalado com a confirmação do falecimento de seu antecessor.
Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de Goiás divulga nota de pesar
É com extremo pesar e muita dor, que a Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de Goiás comunica aos associados o falecimento de um dos nomes mais expressivos da nossa categoria, o ex-presidente da ABRACE, Kleiber Beltrão, que por 53 anos ocupou sua posição no jornalismo esportivo brasileiro com muita dedicação e competência, tendo ainda deixado um legado na luta pela valorização do profissional da crônica esportiva brasileira.
Kleiber ocupou microfones de emissoras de ponta como da TV e Rádio Jornal do Comércio de Recife, TV e Rádio Clube do Pernambuco e Rádio Globo do Nordeste estando sempre entre os puxadores de audiência. Referência em capacidade, Kleiber influenciou fortemente toda as gerações de profissionais que vieram depois dele, principalmente no Nordeste Brasileiro.
A comunicação esportiva brasileira está mais pobre em talento, representatividade e responsabilidade. A Morte de Kleiber Beltrão deixa lacuna impreenchível não nossa categoria.
Lucimar Augusto – Presidente

Com informações do Futebol Interior
