O Ministério das Comunicações (MCom) autorizou, nesta quarta-feira (25), a adaptação de outorgas para cinco rádios nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Com a medida, as emissoras que operam na faixa Ondas Médias (OM) poderão migrar para Frequência Modulada (FM). Isso se traduz em melhoria na qualidade de som, entre outras vantagens.
Sarandi (RS) e Porto União (SC) passarão pelo processo de modernização. As emissoras locais passam a transmitir suas programações sem o incomodo das interferências, mais comum nas faixas AM.
A segunda publicação traz os extratos dos termos aditivos celebrados com mais três emissoras, em Realeza (PR), Encantado (RS) e Andradas (MG). Os aditivos assinados não alteram o prazo de vigência da outorga originária.
A mudança fortalece o serviço de radiodifusão sonora e a população é beneficiada, por exemplo, com a opção de mobilidade, uma vez que dispositivos móveis são habilitados a sintonizar as rádios FM. Já para as emissoras, há geração de economia nos custos de manutenção e ampliação da audiência.
“Nosso trabalho visa garantir que emissoras possam continuar os serviços no FM, o que aumenta a diversidade de conteúdo e a competição”, detalha o secretário de radiodifusão, Maximiliano Martinhão.
O MCom está dedicado à meta de concluir o processo de migração até o final de 2022. A transição atende uma demanda das próprias emissoras AM.
As emissoras que poderão migrar são:
Rio Grande do Sul
Sarandi
Tua Rádio AM 1310 migra para 103.3 FM classe A4
Encantado
Rádio Encantado AM 1580 migra para 104.7 classe A4
Santa Catarina
Porto União
Rádio Colméia AM 1230 migra para 103.1 FM classe A4
Paraná
Realeza
Rádio Clube AM 1030 migra para 101.3 FM classe B1
Minas Gerais
Andradas
Rádio Vinícula AM 900 migra para 100.5 classe A4
