Morreu na madrugada desta segunda-feira (22), aos 86 anos, o jornalista Fernando Campos, um dos maiores defensores do automobilismo goiano. A causa da morte foi leucemia. O falecimento foi anunciado pela família nas redes sociais do jornalista, em uma publicação na qual ele é lembrado como exemplo de caráter, dedicação e amor à profissão. Nos comentários, amigos, familiares e colegas de trabalho prestaram homenagens.
“Jornalista apaixonado pelo esporte e um dos maiores defensores do automobilismo goiano, meu pai dedicou sua vida à comunicação, à preservação da memória do esporte a motor e à valorização do automobilismo em Goiás”, escreveu o filho de Fernando.
Nascido em maio de 1940, em Coimbra, Portugal, Fernando Campos chegou ao Brasil com a família em 1953 e morou inicialmente em São Paulo. Foi em Goiânia, porém, que encontrou seu lar definitivo: em 1961, os familiares decidiram se estabelecer na capital goiana.
Sua trajetória no automobilismo começou na década de 1970, quando se tornou editor de automóveis do jornal O Popular. No mesmo período, em que Goiânia ainda não contava com um circuito oficial, ele atuou ativamente na concepção do Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna. Ao longo da carreira, passou também pela Dalia Produtora e pela Honda.
Na comunicação, participou de programas nas rádios Araguaia, Cidade, Terra, Executiva e CBN-Anhanguera, além das emissoras TV Brasil Central, TV Goiânia e TV Anhanguera. Seu maior projeto, no entanto, foi o “Rodas e Motores”, revista eletrônica sobre automóveis e motocicletas que se tornou referência no segmento e que ele coordenava ao lado do filho, Alexandre Yee de Campos.
Em 2015, Fernando lançou o livro “Esportes a Motor em Goiás”, resultado de 15 anos de pesquisa. A obra reúne quase 200 páginas de textos e fotos históricas sobre o automobilismo no Estado.
Em nota de falecimento, a família resumiu o legado do jornalista: “Hoje, as pistas se silenciam, mas o legado de Fernando Campos ecoa eternamente na história do automobilismo.”
Fernando Campos deixa dois filhos. O velório está sendo realizado a partir das 9h, na Sala 4 – Tamareira, do Cemitério Jardim das Palmeiras, na Rua Armogaste José da Silveira, Setor Centro-Oeste. O sepultamento está previsto para as 15h, no mesmo local.
